Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande
A Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande abrange parte dos Biomas Pampa e Mata Atlântica e ocupa 2/3 da bacia hidrográfica do rio Gravataí. A vegetação original é composta predominantemente de banhados e matas de restinga, sobre o solo arenosos da Coxilha das Lombas, que é uma região de paleodunas remanescente das transgressões e regressões marinhas. Atualmente, a APA possui em seu território áreas urbanas e de atividades agropastoris, predominando o cultivo de arroz. O objetivo da criação da APA é a proteção dos banhados formadores do rio Gravataí (Banhado Grande, Banhado do Chico Lomã e Banhado dos Pachecos), compatibilizando o desenvolvimento socioeconômico com a proteção dos ecossistemas naturais preservados e recuperando as áreas degradadas.
Assista ao vídeo sobre a UC aqui.
Lei n° 9.985/2000 Art.15 - Paragrafo 4°: Nas áreas sob propriedade privada, cabe ao proprietário estabelecer as condições para pesquisa e visitação pelo público, observadas as exigências e restrições legais.
Em elaboração.
Municípios: Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha.
Biomas: Mata Atlântica e Pampa.
Mapa em formato kml para ser visualizado no aplicativo Google Earth
Decreto Estadual n° 38.971, de 23 de outubro de 1998 - Download (.pdf 128,22 KBytes)
Conforme a Lei Federal nº 9.985/2000, artigo 15, §1º, a Área de Proteção Ambiental é constituída por terras públicas ou privadas. Sendo assim, áreas particulares incluídas em seus limites não necessitam ser desapropriadas.
Portaria SEMA nº 025, de 03 de setembro de 2001 - Proíbe a pesca com rede e espinhel dentro dos limites da APABG;
Telefone: (51) 98409-5048
E-mail APABG: banhadogrande@sema.rs.gov.br
E-mail Conselho: conselho-banhadogrande@sema.rs.gov.br