Corredor Ecológico da Quarta Colônia
O Corredor Ecológico da Quarta Colônia foi planejado com o propósito de promover a conservação da biodiversidade por meio de estratégias de gestão territorial que mantenham ou recuperem processos ecológicos, especialmente o fluxo gênico e de organismos, entre o Parque Estadual da Quarta Colônia e remanescentes significativos da Floresta Estacional, definidos como alvos prioritários de conservação, bem como gerar oportunidades de renda a partir da reorganização de processos produtivos e do uso sustentável dos recursos naturais (Art. 1º Portaria SEMA n.º 143/2014).
Para definir o desenho do corredor foram selecionados alvos de conservação representados pelas Unidades de Conservação – Parque Estadual da Quarta Colônia, Reserva Biológica do Ibicuí Mirim e Parque Natural Municipal de Sobradinho; pela Terra Indígena Salto Grande do Jacuí e pelos onze maiores remanescentes florestais presentes na área de estudo. Após o desenho do corredor, foram ainda criadas duas novas Unidades de Conservação na região, que contemplam parte de um dos alvos do trabalho, a RPPN Fundação Mo’ã, em Itaara, e o Parque Natural Municipal dos Morros, em Santa Maria.
A Região da Quarta Colônia Italiana do RS compreende nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins; e além destes o corredor contemplou também os municípios lindeiros de Santa Maria e Itaara.
O Corredor Ecológico da Quarta Colônia é um produto do Projeto RS Biodiversidade, a partir da contratação do Instituto Curicaca, em atendimento à demanda do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia – CONDESUS e da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA. Foi reconhecido pelo Estado, através da Portaria SEMA nº143/2014.
Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins
124.947 ha (Zona Núcleo)
Floresta Estacional
Gestão do território para recuperar processos ecológicos entre o Parque Estadual da Quarta Colônia e remanescentes e gerar desenvolvimento sustentável