U040 - Bacia Hidrográfica do Rio Piratinim
DESCRIÇÃO GERAL:
A Bacia Hidrográfica do Rio Piratinim situa-se a noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, entre as coordenadas geográficas 28°00' a 29°05 de latitude Sul e 54°05' a 56°00' de longitude Oeste. Abrange a província geomorfológica Planalto Meridional. Possui área de 7.596,07 km², abrangendo municípios como Bossoroca, Santo Antônio das Missões, São Luís Gonzaga e São Miguel das Missões, com população estimada em 70.639 habitantes. Os principais cursos de água são os arroios Inhacapetum, Itu, Chuní, Ximbocú e o Rio Piratinim. Os principais usos da água se destinam a irrigação, dessedentação animal e abastecimento humano. Pode ocorrer insuficiência hídrica nos meses de baixa vazão, principalmente no verão.
UNIDADES DE GESTÃO:
RELATÓRIOS DO PLANO DE BACIA:
O Plano desta bacia hidrográfica ainda não foi elaborado.
COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA:
MUNICÍPIOS INSERIDOS NA BACIA HIDROGRÁFICA:
Abaixo é apresentada a lista dos municípios inseridos na bacia hidrográfica e a porcentagem de área do município que está inserida na bacia:
- Bossoroca (58%)
- Capão do Cipó (68%)
- Dezesseis de Novembro (30%)
- Entre-Ijuís (18%)
- Eugênio de Castro (21%)
- Garruchos (100%)
- Jóia (45%)
- Pirapó (37%)
- Rolador (5%)
- Santo Antônio das Missões (67%)
- São Borja (15%)
- São Luiz Gonzaga (79%)
- São Miguel das Missões (89%)
- São Nicolau (100%)
- Tupanciretã (1%)
Mais informações podem ser consultadas na Nota Técnica sobre Inserção de municípios e bacias hidrográficas no Estado do Rio Grande do Sul e Anexos em formato excel (2020)